Música do mundo
Lembrei-me deste tipo, outro dia. Ouvi na rádio uma interpretação soberba dele, de uma Musica jazz. É um dos mais talentosos músicos a nível vocal que conheço.
Jazz, clássico, Pop, blues, música étnica, de tudo um pouco fez.
Foi o primeiro artista no mundo a lançar um álbum de jazz a solo, sem qualquer tipo de acompanhamento instrumental e sem overdubing´s
A voz dele consegue saltar, e quem diz saltar diz, pinchar (muito me apraz esta palavra) entre oitavas de uma forma impressionante, fazer falsetes, inalações vocais que atingem a gravidade de um contra-baixo.
Sem precisar de apresentações, Herbie Hancock, Chick Corea, o talentoso baixista Richard Bona, são alguns dos músicos com quem já efectuou registos musicais, entre outros menos conhecidos.
Mas nem só de jazz, vive o homem. E muito capaz de enveredar por outras áreas.
Tanto é, que o fez, com um tema que tinha a sua graça. Eu não gosto, mas o mundo da publicidade adorou, e ele devia na altura estar sequioso por se dará conhecer ao mundo.
É a única explicação que encontro.
Falo obviamente do tema, “Don't Worry, Be Happy”
Três vídeos que acho soberbos, ficam cá.
Neste primeiro video o pessoal parece atónito, nem se apercebe se o que estão a ouvir é verdade, ou um truque de circense. Espantados, acho graça.
Montreaux Jazz Festival, brincando com o publico, em improviso e o publico respondendo.
Macferrin, em Moscovo de 2002 no “Summer Jazz Days” acompanhado por um trio de acordeões soberbo, motion trio. Impossível por um rotulo a esta musica.