13/12/2006

Música do mundo

Lembrei-me deste tipo, outro dia. Ouvi na rádio uma interpretação soberba dele, de uma Musica jazz. É um dos mais talentosos músicos a nível vocal que conheço.

Jazz, clássico, Pop, blues, música étnica, de tudo um pouco fez.

Foi o primeiro artista no mundo a lançar um álbum de jazz a solo, sem qualquer tipo de acompanhamento instrumental e sem overdubing´s

A voz dele consegue saltar, e quem diz saltar diz, pinchar (muito me apraz esta palavra) entre oitavas de uma forma impressionante, fazer falsetes, inalações vocais que atingem a gravidade de um contra-baixo.

Sem precisar de apresentações, Herbie Hancock, Chick Corea, o talentoso baixista Richard Bona, são alguns dos músicos com quem já efectuou registos musicais, entre outros menos conhecidos.

Mas nem só de jazz, vive o homem. E muito capaz de enveredar por outras áreas.

Tanto é, que o fez, com um tema que tinha a sua graça. Eu não gosto, mas o mundo da publicidade adorou, e ele devia na altura estar sequioso por se dará conhecer ao mundo.

É a única explicação que encontro.

Falo obviamente do tema, “Don't Worry, Be Happy

Três vídeos que acho soberbos, ficam cá.

Neste primeiro video o pessoal parece atónito, nem se apercebe se o que estão a ouvir é verdade, ou um truque de circense. Espantados, acho graça.

Montreaux Jazz Festival, brincando com o publico, em improviso e o publico respondendo.

Macferrin, em Moscovo de 2002 no “Summer Jazz Days” acompanhado por um trio de acordeões soberbo, motion trio. Impossível por um rotulo a esta musica.


 
posted by o irmão do meio at 12:18 PM | Permalink |


0 Comments: